25 janeiro, 2010

Nunca se trabalhou tanto na Bahia

Nilton Vasconcelos


Os baianos tem motivo para comemorar quando o assunto é emprego.

Com o anúncio dos saldos do CAGED - Cadastro Geral do Emprego e Desemprego, do Ministério do Trabalho, relativos ao mês de dezembro, configurou-se um quadro muito favorável para o mercado de trabalho na Bahia. A geração de 71.170 novos empregos em 2009 representa o maior crescimento do emprego já verificado em nosso Estado para um único ano. Somados a 2007 e 2008, são 170.812 mil novos empregos gerados no governo Jaques Wagner.

Trata-se de empregos formais, portanto com carteira assinada, garantia de direitos trabalhistas e previdenciários. Significa melhoria nas condições de trabalho, avançando na promoção do trabalho decente para os baianos.

Esta evolução no quadro do emprego, já vinha sendo observado através das pesquisas mensais do IBGE e pela Pesquisa de Emprego e Desemprego (SEI/Setre/Dieese/Seade). Desde o final do ano de 2006 a taxa de desemprego da Região Metropolitana de Salvador caiu 20%. Isto representou que mais 116 mil pessoas somente na RMS foram empregadas, quase todas com carteira assinada.

O resultado agora anunciado pelo Ministério do Trabalho é ainda mais importante quando se sabe que no ano de 2009 o país teve um crescimento muito pequeno ou mesmo uma leve diminuição do PIB. Para este ano, com taxas de crescimento econômico previstas para acima de 5%, o que se espera é que a geração de empregos seja mais uma vez recorde.

Significa que para 2010 deveremos ter problemas que muitos países pelo mundo a fora querem ter. Ou seja, enfrentaremos dificuldades crescentes em encontrar mão de obra qualificada. Na verdade, este já é um desafio que o Sinebahia enfrenta cotidianamente.

Por isso mesmo, o governo da Bahia tem ampliado os investimentos em cursos de qualificação profissional em parceria com o governo federal. Concluímos a qualificação de 10 mil jovens através do programa Juventude Cidadã, e começamos o Trilha - programa também voltado para a juventude, atendendo mais 15 mil baianos. Com o Qualifica Bahia, são mais 12 mil trabalhadores que estão em sala de aula, preparando-se para o mercado de trabalho, e brevemente, a Setre oferecerá mais vagas através das unidades do Sinebahia na capital e interior.

Assim, buscamos corrigir a defasagem de trabalhadores que não conseguem ainda hoje obter uma oportunidade no mercado, por falta de treinamento adequado. Pensando adiante, o governo aposta na formação profissional, ofertando 28 mil vagas regulares em cursos técnicos de maior duração através da rede pública de ensino.

É, portanto, combinando atração de investimentos produtivos com capacitação da mão de obra, que vamos avançar com níveis cada vez mais elevados de ocupação. São investimentos industriais, mas também na área do comércio e dos serviços. A realização das obras de mobilidade urbana e a construção do estádio da Fonte Nova, além dos investimentos na hotelaria e no atendimento aos turistas com vistas à Copa de 2014 e às Olimpíadas de 2016, trarão grandes oportunidades para emprego, mas também para empregadores e trabalhadores por conta própria.

Governo e sociedade precisam estar preparados para aproveitar momentos como estes. Investir de forma planejada na ampliação da capacidade produtiva para atender às demandas que crescem é a decisão correta para este momento. O Governo da Bahia está investindo para melhorar cada vez mais a vida dos baianos.